O valor da pesquisa de corpo inteiro com iodeto de sódio 123I na radioablação do remanescente tireoideano em pacientes com carcinoma papilífero de tireoide

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Objetivos: Há controvérsias sobre a utilidade da pesquisa de corpo inteiro (PCI) com NaI 123I anteriormente à radioiodoterapia (RIT) em pacientes com carcinoma papilífero de tireóide (CPT) pós- tireoidectomia. As diretrizes da Associacão Americana de Tireóide afirmam que a PCI com NaI 123I pode ser útil antes RIT (Nível de evidência C – opinião de especialistas). Algumas instituições não utilizam a PCI como parte do protocolo. Foi avaliado o valor da PCI realiazada anteriormente à ablação do remanescente tireoideano em pacientes com CPT.

Métodos: Foram analisados os prontuários de 37 pacientes consecutivos com CPT que foram submetidos à tireoidectomia total entre agosto de 2007 e janeiro de 2008 em nossa instituição. O grupo era composto por 23 mulheres e 14 homens, com média de idade 47,4 anos (variação de 13 a 82 anos). Três endocrinologistas analisaram as seguintes variáveis: gênero, idade, anatomopatológico, Tg, AntiTg, TSH e ultrassom cervical. Com base nessas variáveis encontrados, cada médico devolveu um formulário com a dose que cada indivíduo deveria receber, de acordo com a seguinte classificação: 50-75 mCi (remanescente da ablação); 75-125 mCi (metástase linfonodal); 150 (metástase pulmonar) e 200 mCi (metástase óssea). Compararam-se as doses recomendadas pelos endocrinologistas com a dose de NaI 131I administrada aos pacientes após análise a PCI pré-terapia.

Resultados: Em 20 pacientes (54,1%) a dose prescrita pelos endocrinologistas foi concordante com a dose administrada após análise da PCI. Em cinco pacientes (13,5%) a dose sugerida pelos endocrinologistas foi inferior e em dez pacientes (27%) superior à dose prescrita com base na PCI 123I. Houve divergência na dose sugerida pelos três endocrinologistas em dois pacientes (5,4%) e estes não foram incluídos na análise.

Conclusão: O presente estudo sugere papel relevante da PCI NaI 123I pré RIT nos pacientes com CPT encaminhados para ablação pós-tireoidectomia. A dose sugerida de NaI 131I foi diferente daquela administrada após PCI 123I em 40,5% dos casos.