Fabio Luiz Navarro Marques

Introdução: A experimentação em animais ganhou novas perspectivas com o desenvolvimento das técnicas de imagem molecular, a partir das quais se tornou possível detectar e localizar processos moleculares in vivo. Apesar de algumas similaridades com a imagem empregada no contexto clínico, o estudo experimental em animais traz peculiaridades de aquisição, processamento e análise das imagens.
Objetivo: O presente relato tem por objetivo descrever os procedimentos de obtenção de imagens e visualização por micro-PET/CT do metabolismo da glicose no miocárdio de Ratos submetidos ao infarto.
Material e Métodos: Ratos Wistar machos com idade entre 12-14 semanas receberam ração de dieta e água ad libitum e foram mantidos em ciclo de 12/12 h. O infarto agudo do miocárdio – IAM, produzido experimentalmente pela ligadura da artéria coronária descendente anterior. Sob anestesia, uma toracotomia lateral foi realizada e a artéria coronária esquerda foi enrolada por uma sutura de nylon único (5,0) a aproximadamente 1 mm da sua origem e suavemente atada. Este procedimento produziu uma área claramente demarcada (cianótica com abaulamento mural) de isquemia aguda correspondente à distribuição da artéria coronária esquerda distal à oclusão. O tórax foi fechado e os animais foram individualmente acompanhados por 24 h até a total recuperação. Todos os procedimentos tiveram aprovação do Comitê de Ética experimental. Para aquisição de imagens, os animais foram anestesiados com uma mistura de 3 % de isoflurano em oxigênio. Para realização das imagens os animais receberam via endovenosa 0,148 GBq (4 mCi) de 18FDG. Foram adquiridas imagens metabólicas 60 min após a administração do radiofármaco no animal de experimentação, utilizando-se equipamento multiusuário (FINEP-MS) micro-PET-SPECT-CT Triumph Trimodality (Gama medica). Em sequência adquiriu-se a imagem de tomografia (CT) em campo de visão máximo de 9,3x9,7 cm. Após a aquisição das imagens foi realizada a reconstrução e exportação das imagens com o auxílio do software VIVID-LabPET-Triumph (Gama Medica). A fusão das imagens de PET e CT foram realizadas com auxílio dos softwares Amide, Osirix e ImageJ.
Resultados: A região infartada foi claramente evidenciada pela ausência de captação da 18FDG no território correspondente à artéria coronária esquerda, caracterizada por ausência de metabolismo da glicose. Após a reconstrução e exportação das imagens em formato DICOM, qualquer um dos softwares livres (Amide, Osirix e ImageJ) permitem o processamento das imagens.
Conclusão: Através do micro-PET-SPECT-CT é possível visualizar áreas infartadas em coração de ratos e utilizar o mesmo animal, por longos períodos, para avaliar condutas terapêuticas.