Protocolo de baixa dose para cintilografia de perfusão do miocárdio em gama câmara cardíaca dedicada com detectores de CZT

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Introdução: Avanços tecnológicos que incluem gama câmaras cardíacas dedicadas, com detectores de cádmio, zinco e telúrio (CZT) e novos algoritmos de reconstrução da imagem estão sendo aplicados aos estudos de cintilografia de perfusão do miocárdio. Essas novas tecnologias tem como objetivo reduzir a exposição do paciente à radiação, reduzir o tempo do exame e melhorar a qualidade de imagem. A gama câmara Discovery 530c (GE Healthcare) combina detectores de CZT associados à colimadores pinhole, centrados sobre o coração visando maximizar a sensibilidade do sistema. Objetivo: avaliar o desempenho da nova câmara cardíaca com detectores de CZT (D530), utilizando um protocolo baixa dose, em relação à gama câmara SPECT convencional (GC), comparando as contagens totais obtidas nas aquisições de repouso do mesmo paciente nos dois sistemas.

Materiais e Métodos: Estudo retrospectivo realizado no período de março a abril de 2012. Foram incluídos 40 pacientes submetidos à Cintilografia de perfusão do miocárdio na D530 e com exame anterior na GC Discovery VH (GE Healthcare). As imagens de repouso na D530 tiveram duração de 6 minutos e foram obtidas aproximadamente 1 hora após a administração de 146 a 298MBq de 99mTc–Sestamibi enquanto no protocolo para GC a atividade administrada correspondia a 5,5MBq por kg e a aquisição de repouso tinha duração de 15 minutos. As contagens totais no campo de visão total das aquisições de repouso de ambas as câmaras foram comparadas.

Resultados: A atividade media administrada para aquisição de repouso na D530 foi 211 ± 48 MBq enquanto na GC foi 443 ± 89 MBq o que corresponde a uma redução aproximada de 48%. Em relação às contagens totais no campo de visão, a D530 apresentou em média valores 7 vezes superiores a GC (vale a pena notar que o campo de visão do sistema convencional é muito maior e inclui várias estruturas extra-cardíacas que contribuem para as contagens totais ).

Conclusão: a sensibilidade da D530, gama câmara com detectores CZT e multi-pinholes é maior do que o sistema convencional e permite imagens de alta qualidade mesmo utilizando um protocolo de baixa dose e tempo mais curto de aquisição.