Marcelo Tatit Sapienza

Introdução: A experientação em animais ganhou novo foco com o desenvolvimento das técnicas de imagem molecular, a partir das quais se tornou possível detectar e localizar processos moleculares in vivo. Apesar de algumas similaridades com a imagem empregada no contexto clínico, o estudo experimental em animais traz peculiaridades na aquisição, processamento e análise. O presente relato tem por objetivo descrever a experiência inicial na realização de estudos em animais em diferentes contextos experimentais, com obtenção de imagens no equipamento multiusuário micro-PET-SPECT-CT (Positron Emission Tomography – Single Photon Emission Computed Tomography – Computed Tomography), sob responsabilidade da Comissão de Pesquisa da Instituição.
Relato: A partir do início de operação do micro-PET-SPECT-CT, em abril deste ano, foram realizados 71 exames completos em 37 murinos (ratos e camundongos), com diferentes parâmetros de aquisição e processamento. O ensaio pictórico apresentado neste trabalho inclui: a) avaliação de metabolismo glicolítico, perfusão e remodelação óssea após implantação de tumores, com ou sem medicação antitumoral, b) estudo de tumores com anticorpos marcados com tenécio-99m, c) metabolismo glicolítico em modelos de indução tumoral, d) marcadores PET e SPECT de detecção de hipóxia em cultura de células e em tumores, e) avaliação de perfusão após indução cirúrgica do infarto do miocárdio.
Discussão: A presença e participação de pesquisadores com talentos e habilidades específicas é um fator importante para o sucesso na implantação do centro de pesquisa em medicina nuclear e Laboratório de Imagem Pré-Clínica. As imagens e resultados apresentados mostram a progressão do grupo de pesquisas, com grande potencial de desenvolvimento de novos projetos e geração de conhecimento com impacto nas áreas de oncologia, metabolismo, neuroimagem e cardiologia.