Experiência no desenvolvimento de metodologias de aquisição cintilográfica dinâmica em pequenos animais

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Introdução e objetivos: Visamos relatar nossa experiência, dificuldades e resultados durante o desenvolvimento de técnicas de aquisição cintilográfica dinâmica utilizando pequenos animais de modo a viabilizar projetos de pesquisas multidisciplinares na área experimental (clínica e cirúrgica).

Material e métodos: As metodologias descritas forma utilizadas com sucesso em três teses de pós-graduação (dois doutorados, e um pós-doutorado). Foram utilizados ratos (Rattus albinus), todos machos, com peso variando entre 300-500 gramas, com os seguintes protocolos: a) Estudo renal dinâmico com MAG3-99mTc, em avaliação de isquemia renal unilateral, após pinçamento (cirúrgico) de artéria renal, para avaliação de proteção farmacológica com clorpromazina; b) Estudo hepatobiliar dinâmico, com DISIDA-99mTc, para avaliação de diferentes tipos de derivação biliodigestiva, em modelo experimental de colestase hepática; c) Estudo renal dinâmico com EC- 99mTc, para avaliação de proteção farmacológica com resveratrol, em modelo de necrose tubular aguda bilateral, por meio de injeção intramuscular de glicerol. Foram utilizados dois modelos de gama-câmara (sempre a mesma para cada protocolo): a) Siemens Orbiter com colimador LEHR; b) Sopha DST com colimador LEHR. Para sedação, foi optada pela administração intraperitoneal de 0,13mg/g de tionembutal intraperitoneal. Para venóclise, foi optado por acesso venoso jugular , com posicionamento de cateter, possibilitando a administração em “bolus” do traçador. Também foi padronizado um volume de hidratação EV, especialmente necessário nos estudos renais. O processamento das imagens permitiu a análise tanto qualitativa quanto quantitativa da dinâmica dos traçadores utilizados. No estudo renal dinâmico, foi possível obter a função renal relativa, fluxo sanguíneo renal relativo, tempo de atividade máxima de parênquima, e percentual aproximado da extração renal da dose injetada. No estudo hepatobiliar, foram obtidos o tempo de atividade máxima de parênquima, o T1/2 de eliminação do parênquima, patência de vias biliares, e tempo de formação de bile radiomarcada.

Resultados e conclusões: Do ponto de vista técnico, foram obtidos resultados satisfatórios quanto ao desenvolvimento dos métodos de estudo cintilográfico dinâmico, a partir de adaptações de modelos já utilizados em humanos, com as devidas modificações que possibilitaram sua realização em pequenos animais, e que possibilitaram os estudos multidisciplinares propostos. Este estudo reforça o papel da medicina nuclear como uma importante opção para os protocolos de pesquisa experimental.