Carla Roberta De Barros Rodrigues Dias

Introdução: A Medicina Nuclear é uma área em expansão no Brasil e mesmo com o advento dos equipamentos PET, a técnica SPECT continua desempenhando um papel importante na realização de exames. Dentre os radioisótopos para SPECT usados para a aplicação médica, o tecnécio-99m (99mTc) representa 80% do total das aplicações. Além de possuir características físicas favoráveis (T1/2 = 6 h; emissão- = 140 keV), esse radioisótopo pode ser facilmente eluído de um gerador de molibdênio-99/tecnécio-99m (99Mo/99mTc). O IPEN-CNEN/SP produz os geradores pela importação do 99Mo dos maiores produtores mundiais. Com a parada dos reatores para manutenção, iniciou-se a chamada “crise mundial do 99Mo”, o que levou à decisão da construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) que tem como prioridade a produção do 99Mo pela fissão de alvos de 235U-LEU (urânio de baixo enriquecimento). Um dos processos químicos relacionados com essa produção é a dissolução ácida dos alvos metálicos de U, conhecido como CINTICHEM modificado.
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma das etapas do processo CINTICHEM, a purificação do 99Mo em coluna cromatográfica. Será discutido o comportamento da retenção e eluição do 99Mo em coluna cromatográfica contendo óxido de titânio (TiO2).
Materiais e métodos: O 99Mo foi obtido da produção do IPEN e utilizado sem a adição de carregador. Duas colunas cromatográficas de vidro (20 cm altura x 11 mm de diâmetro) foram preenchidas com 1 cm de TiO2 e condicionadas de duas maneiras: uma com NaOH 0,4molL-1 e a outra com HCl 0,1molL-1. Para o estudo do comportamento da retenção das soluções de 99Mo, as soluções foram preparadas com pHs distintos: pH 12 e 1,5. A solução de 99Mo (pH 12) foi passada pela coluna condicionada com NaOH, enquanto que a solução de pH 1,5 foi passada pela coluna com HCl. Para o estudo da eluição das soluções de 99Mo foram usadas três soluções eluentes de NaOH: 0,4molL-1, 1 molL-1 e 1molL-1/1% H2O2 . Foram coletadas frações de 5 mL (total de 25 mL) e a atividade medida em um calibrador de dose (Capintec).
Resultados: O 99Mo apresentou comportamento de retenção dependente do pH e da solução de condicionamento da coluna. Para condicionamento com NaOH e pH 12 apenas 32% da solução carga de 99Mo ficou retida na coluna, porém, para condicionamento com HCl e pH 1,5 houve uma total retenção. O estudo de eluição da solução de 99Mo, fixada em pH 1,5, foi feito comparando-se as soluções de NaOH 0,4molL-1, 1 molL-1 e 1 molL-1/1% H2O2 sendo eluído 60, 70 e 90% de 99Mo, respectivamente.
Conclusão: Pode-se concluir que o material adsorvedor TiO2 é um bom candidato para o preparo de colunas cromatográficas utilizadas na etapa de purificação de 99Mo. Além disso, para uma eficaz eluição é necessário que o 99Mo seja fixado na coluna em pH ácido e deve ser preferencialmente eluído com NaOH 1molL-1/1% H2O2.