André Wendling Chaltein de Almeida

Introdução: A pesquisa de corpo inteiro com iodo-131 (PCI) é um método bem específico assumido para estadio e pesquisa de metástases de câncer diferenciado da tireóide. Estudos falso-positivos na PCI já foram descritos. Este relato mostra um caso de carcinoma papilífero com captação pulmonar devido outro tumor primário.
Relato de Caso: mulher, 59 anos, ex-tabagista, com história familial de pai com câncer de estômago. História atual: nódulo cervical com biópsias inconclusivas. Em 2005, realizou tireoidectomia parcial à esquerda na cidade de origem, totalizando dois meses depois. Anatomopatológico (AP): lobo esquerdo da tireóide: bócio colóide multinodular, com características de células de Hürthle, além de microcalcificações com aspecto morfológico de carcinoma papilífero, variante folicular. Margens cirúrgicas livres. Realizou iodoterapia para ablação de restos tireoidianos, no mesmo ano, com dose de 100mCi. Desde então, acompanha com seu cirurgião, realizando PCI anual. Retornou, em julho de 2011, para avaliação de nova dose terapêutica, devido PCI com I131: hiperconcentração focal em porção súpero-anterior do hemitórax esquerdo, interpretada como metástase de carcinoma papílifero. Na avaliação local, questionado padrão não metastático da imagem, solicitado exames complementares e avaliação da cirurgia torácia (CT). Radiografia de tórax: imagem nodular indefinida e contornos irregulares em terço superior do pulmão esquerdo, medindo 15 mm. A avaliação da CT descreveu a paciente assintomática e com exame físico normal. À investigação, a TC de tórax mostrou opacidade em vidro fosco de contornos irregulares localizada no segmento anterior do lobo superior esquerdo. Levada à lobectomia radical em 11/10/2011, com AP: 3 linfonodos do hilo pulmonar livres de neoplasia e adenocarcinoma invasivo, com margens cirúrgicas livres. Imunohistoquímica: CK7 positivo, TTF-1 positivo e TIREOGLOBULINA (TGL) negativo. Achados compatíveis com Adenocarcinoma de provável sítio primário em pulmão.
Discussão: A captação de I131 no pulmão, geralmente está relacionada com metástase funcionante pulmonar, óssea ou linfonodal. Nesses casos é indicada dose terapêutica com I131. No entanto, é essencial avaliar possíveis diagnósticos diferenciais para excluir um estudo falso-positivo. Siema classificou esses estudos em 4 grupos de causas: captação fisiológica (lactação, mucosa gástrica herniada), atividade patológica (câncer pulmonar, adenocarcinoma gástrico, tuberculose, bronquiectasia), retenção de secreções corporais (esôfago, divertículo de Zenker) e contaminação (saliva, urina). É fundamental lembrar que a determinação da TGL e anti-TGL ajudam no diagnóstico diferencial em casos falso-positivos suspeitos com PCI positiva e TGL indetectável. Este caso reafirma a necessidade de precaução na interpretação de PCI patológicas em paciente assintomático com TGL normal. Reconhecer a possibilidade de ocorrerem falso-positivos evita estudos desnecessários e tratamentos inadequados.