Bernardo Pedreira Coelho

Introdução: O estdiamento axilar é o fator prognóstico mais importante em mulheres com câncer de mama. A detecção intraoperatória radioguiada de linfonodo sentinela é um método bem estabelecido para o estadiamento axilar de pacientes com câncer de mama sem linfonodos palpáveis. São descritos na literatura diversos radiofármacos e técnicas de injeção para a realização das linfocintilografias mamárias.
Objetivos: Avaliar os resultados das linfocintilografias mamárias utilizando quatro injeções periareolares subdérmicas de fitato-99mTc quanto ao número de linfonodos identificados nas imagens e ressecados na cirurgia, correlacionando com os estudos anátomo-patológicos.
Material e Métodos: Foram analisados retrospectivamente 345 linfocintilografias mamárias realizadas em nosso serviço, de pacientes submetidas a biópsias radioguiadas de linfonodos sentinelas por um mesmo cirurgião, e os estudos anátomo-patológicos dos linfonodos ressecados.
Resultados: A média de linfonodos sentinelas por mama identificados pela técnica utilizada (1,12) foi compatível com os achados de literatura, com uma taxa de insucessos baixa (1,1%). Serão apresentados os resultados dos estudos anátomo-patológicos.
Conclusões: A utilização de quatro injeções periareolares subdérmicas de fitato-99mTc mostrou-se eficiente na detecção por imagem e intraoperatória de linfonodos sentinelas.