Jader Cunha Azevedo

Introdução: A somatostatina (SST) é um peptídeo produzido por células imunes e por algumas células neuroendócrinas. Estudos recentes tem demonstrado a presença de receptores de SST em algumas variedades de tumores. Diante disso, análogos da SST, como o octreotide marcado com Tecnécio 99 (99mTc-OCTREOTIDE), tem sido utilizados pela Medicina Nuclear em exames para a detecção e localização de tumores neuroendócrinos e alguns não-neuroendócrinos.
Relato de caso: Mulher, 77 anos, 1,52 m de altura, 66 kg, hipertensa e dislipidêmica, há cerca de quatro anos apresentou quadro de alterações gastrointestinais e enterorragia. Recebeu o diagnóstico de tumor carcinóide de reto, após realização de colonoscopia e biópsia. O laudo anatomopatológico do pólipo retal confirmou presença de nódulo constituído por células de linhagem neuroendócrina. A base da lesão encontrou-se livre de infiltração neoplásica, não havendo necessidade de terapia adjuvante. Três anos e meio após o diagnóstico do tumor carcinóide de reto, a paciente apresentou novos episódios de dor abdominal e enterorragia, acompanhados de elevação dos níveis séricos de Cromogranina A. Não foi detectada nenhuma alteração nos exames de Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada que justificassem a elevação no nível do marcador tumoral. Foi realizado, então, o exame SPECT-CT com 99mTc-OCTREOTIDE (que consiste em cintilografia de corpo inteiro, e imagens cintilográficas tomográficas (SPECT) do tórax, abdome) que revelou presença de captação na região cervical anterior, sugestiva de massa tumoral com expressão de receptores com afinidade por SST. No co-registro de imagens de tomografia computadorizada, a área hipercaptante corresponde ao lobo direito da tireóide. A ultrassonografia realizada posteriormente evidenciou nódulos tireoidianos bilaterais (predominando à direita), e o resultado da PAAF (punção aspirativa por agulha fina) foi compatível com lesão multinodular. Atualmente, a paciente aguarda cirurgia de tireoidectomia total pela possibilidade de coexistência de carcinoma de tireóide.
Discussão: Tumores neuroendócrinos são tumores raros e de difícil diagnóstico. Grande parte desses tumores expressa receptores de SST, o que permite sua detecção por meio de técnicas de medicina nuclear como o SPECT-CT com 99mTc-OCTREOTIDE (OCTREOSCAN). No caso relatado, a elevação do marcador Cromogranina A, que assim como o 5-HIAA, sugere a recidiva tumoral, o que não foi detectado por métodos anatômicos. A história da paciente associado a elevação do marcador tumoral e os achados da cintilografia com OCTREOSCAN, captação em um sítio não habitual, justificam a continuação da investigação exaustiva da possibilidade de uma lesão tumoral na tireóide.