Rodrigo Modesto Gadelha Gontijo

INTRODUÇÃO: A medicina nuclear consiste na administração de radiofármacos específicos para cada indicação clínica (órgão alvo) e posterior aquisição das imagens a partir da detecção dos fótons provenientes do indivíduo. Os exames cintilográficos são amplamente utilizados em diagnóstico por imagem e tratamento terapêutico, com o intuito de avaliar o funcionamento de determinado órgão do corpo humano. A técnica cintilográfica utilizada no serviço de medicina nuclear convencional requer a utilização de detectores sensíveis à radiação gama emitida pelos radionuclídeos presentes no indivíduo. No entanto, qualquer equipamento destinado à quantificação de grandezas físicas apresenta variações inerentes à flutuação estatística da eletrônica, radiação de fundo, temperatura, umidade. Portanto, para garantir que o sistema de detecção está operando corretamente, um rigoroso estudo contínuo de garantia da qualidade torna-se necessário. Os resultados dos testes de controle de qualidade do sistema devem apresentar valores satisfatórios e dentro de limites aceitáveis pré-estabelecidos em normas vigentes, destinadas ao programa de garantia da qualidade implantado nos serviços de medicina nuclear.
OBJETIVOS: Avaliar a estabilidade do sistema de detecção da radiação gama de forma a certificar que o serviço de medicina nuclear está em conformidade, segundo os testes exigidos pelo órgão regulamentador.
MATERIAIS E MÉTODOS: Os testes foram realizadas no serviço de medicina nuclear utilizando um sistema de detecção Gama Câmara (GE-MODELO: MPR Millennium). Os dados analisados foram compilados e compreendem 6 meses, de Janeiro a Junho de 2012. Os testes de referência adotados neste estudo baseiam-se nos critérios sugeridos na norma CNEN 3.05, para serviços de medicina nuclear. Os testes são classificados em satisfatórios e não satisfatórios e possuem periodicidade distinta entre eles. Os testes de uniformidade de campo; Linearidade; Resolução Espacial e Centro de Rotação possuem maior periodicidade quando comparados aos de Resolução Energética e Sensibilidade. Em todos os testes foi avaliada a radiação de fundo local (BG). Além dos parâmetros exigidos pelas normas verificou-se ainda a flutuação da temperatura e umidade relativa do ar no ambiente físico em que se situa o sistema de detecção.
RESULTADOS E CONCLUSÕES: Os resultados demonstram que o sistema de detecção de radiação gama no serviço estudado apresentam reprodutibilidade adequada e controle de qualidade satisfatório com os padrões nacionais de qualidade para um serviço de medicina nuclear.