Claudio Tinoco Mesquita

Fundamentos: Novas tecnologias modificam a medicina nuclear atual.
Objetivos: Avaliar as características dos exames cintilográficos dos pacientes submetidos a SPECT - CT com o sistema IQ SPECT e os seus aspectos operacionais.
Materiais e métodos: no período de DEZ/2011 a JUL/2012, foram realizados exames de SPECT CT em 1283 pacientes no equipamento Symbia T2 (Siemens), sendo a tecnologia IQ SPECT foi empregada em 879 pacientes. Descrevemos as características da implementação desta tecnologia.
Resultados: As características do IQ SPECT foram: (1) redução do tempo de aquisição de 16 para 4 minutos; (2) redução da atividade de 99mTc sestamibi administrada a cada fase do exame de perfusão miocárdica; (3) menor taxa de exames com artefato de movimento; (4) interferência sensível da presença de atividade extra-cardíaca nos exames; (5) tempo de processamento total do exame de perfusão miocárdica entre 6 a 8 minutos; (6) menor necessidade de repetição de exames; (7) maior satisfação dos pacientes com a rapidez da aquisição de imagens; (8) maior período de curva de aprendizagem e (9) maior capacidade de realização de exames (28 exames em 12h).
Conclusão: IQ SPECT apresenta características favoráveis para implementação na prática clínica contribuindo para aquisição de exames de modo mais rápido, com maior acurácia e com menores doses de radiação.