Claudio Tinoco Mesquita

Fundamento: A insuficiência cardíaca(IC) é considerada via final comum de muitas doenças cardiovasculares. A terapia beta - bloqueadora (bb) com carvedilol em pacientes portadores de IC com fração de ejeção reduzida (ICFER) é eficaz em alguns pacientes com cardiomiopatia dilatada não isquêmica.
Objetivo: Investigar se a cintilografia cardíaca com metaiodobenzilguanidina I-123 (MIBG) pode evidenciar resposta à terapia carvedilol em pacientes com ICFER.
Métodos: Foram estudados prospectivamente 28 pacientes ambulatoriais portadores de ICFER . (NYHA II ou III). A cintilografia com 123I- MIBG foi realizada na entrada e após 3 e 12 meses de terapia bb com carvedilol. Foram avaliadas a relação coração/mediastino (H / M) em imagens iniciais(30’) e tardia(4H) e a taxa de washout(WS).Dos 28 pacientes, 19 (68%) responderam ao BB terapia, enquanto que 9(32%) foram resistentes sendo que 2 eram de etiologia Chagasica e 7 mostraram progressão da doença e/ ou morte por IC. Por análise de regressão logística, o índice captação H / M em imagens tardia foi observada para ser um bom preditor da resposta à terapia com um limiar carvedilol 1,71 (sensibilidade = 92%, especificidade = 92% e acurácia de 91%).
Conclusão: Estes resultados indicam que uma relação H/ M>= 1,71 após a terapia carvedilol na imagem cintilográfica tardia do miocárdio com 123I- MIBG,fornece uma avaliação útil de se os pacientesportadores de ICFER responderão a bb terapia ou se necessitarão de outra(s) opções terapêuticas.
Instituição: Setor de Medicina Nuclear, Hosp Univ Antônio Pedro, UFF, Niterói, RJ; Hosp Pró-cardíaco, RJ