Estimativa do impacto na função renal pelo hipotireoidismo induzido na iodoterapia através da equação de Cockcroft-Gault

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Introdução: O hipotireoidismo é uma situação clínica que ocorre devido aos baixos níveis de hormônios tireoidianos no corpo humano. É capaz de gerar múltiplos sintomas, bem como acarretar alterações em exames devido à disfunção de órgãos. Com relação à função renal, o hipotireoidismo pode acarretar a diminuição da função glomerular.

Objetivo: O presente estudo avaliou o impacto na função renal estimada pela equação de Cockcroft-Gault, causado pelo hipotireoidismo induzido no preparo para iodoterapia, em pacientes com carcinoma diferenciado da tireoide.

Casuística e Metódos: Foram avaliados prospectivamente 8 pacientes (7 feminino e 1 masculino) com diagnóstico prévio de CDT, através de sua idade, peso, e creatinina, antes da suspensão da reposição hormonal tireoidiana, e após a suspensão da reposição hormonal, no dia da administração da dose de iodo-131. Também foram medidos os níveis de TSH antes e após a suspensão hormonal. A função renal foi estimada pela equação de Cockcroft-Gault. Para comparação dos resultados de TSH e função renal foi aplicado o teste t de student pareado, comparando os valores antes e após a suspensão hormonal.

Resultados e Conclusões: A média e desvio padrão da idade, peso e creatinina antes da suspensão hormonal foram respectivamente de 48,0 ± 12,1anos; 82,6 ± 22,5 kilogramas; e 0,74 ± 0,14 mg/dL, e após a suspensão hormonal foram respectivamente 48,0 ± 12,1 anos; 83,1 ± 23,1 kilogramas; e 1,02 ± 0,17 mg/dL. Os valores médios de TSH, foram respectivamente de 4,96 ± 4,0 μU/mL antes da suspensão hormonal e 70,0 ± 40,7 μU/mL após a suspensão hormonal com p<0,001. A média de dias de suspensão hormonal dos pacientes foi de 32,4 ± 5,2 dias. A função renal de filtração glomerular estimada pela equação de Cockcroft-Gault em mL/min foi de 124,69 ± 31,37 antes da suspensão hormonal, e 89,14 ± 16,51 após a suspensão hormonal com p<0,001. Concluí-se desta forma, que a suspensão hormonal e o estado de hipotireoidismo induzido podem reduzir a função renal dos pacientes em preparo para iodoterapia, segundo as estimativas pela equação de Cockcroft-Gault.